JM Cunha Santos
Lembra o filósofo gaúcho Denis Lerner Rosenfield (páginas amarelas de Veja) que nossos deputados e senadores estão sendo, aos poucos, usurpados de sua função de legislar, que estão se tornando servos de uma legislação administrativa criada por órgãos estatais (e algumas vezes por tribunais superiores e inferiores) e não por projetos de lei.
Filosoficamente, é uma verdade incontestável. Politicamente, posso dizer que é o protesto de quase todos os dias de deputados à Assembléia Legislativa do Maranhão, principalmente quando se trata do Orçamento Anual do Estado.
Da mesma forma, a imprensa (não aos poucos, mas aos muitos) cada vez mais vem sendo usurpada de suas funções de informar, denunciar e formar opinião. Os legisladores às vezes esquecem que toda lei deve obedecer à universalização ética dos costumes e criam casuísmos loucos e esquizofrênicos como quando elaboram projetos de leis que transformam uma rua sem água e sem luz em município, só para citar um exemplo. Também a imprensa, atendendo a interesses escusos, às vezes esquece, propositadamente, a diferença entre denunciar e difamar. A usurpação dessas funções, portanto, é, algumas vezes, culpa de seus próprios condutores.
Descontado o impulso autoritário de quase todos os governos, (Venezuela, Brasil e Bolívia são exemplos) é daí que os donos do poder tiram forças para regular até a vida pessoal do cidadão, conforme observa o filósofo.
Mas é lógico que se o Poder Legislativo cede suas prerrogativas ao Poder Executivo, o faz em troca de benesses ou para garantir reeleições. Lerner é um individualista, mas entendo que o indivíduo é ainda mais atingido constitucionalmente quando o autoritarismo usurpa prerrogativas das instituições públicas.
bota mais matéria, porra...
ResponderExcluirDeixa de preguiça, bota matéria nova. Tô de saco cheio de ver a mesma matéria no teu blog. Assim não dá...
ResponderExcluircomo sempre cunha , um ótimo texto
ResponderExcluirquerp materia nova... assim não dá...
ResponderExcluire aí poeta, vai botar matéria nova ou não?
ResponderExcluirmateria nova, materia nova... eu quero materia nova porra
ResponderExcluirmeu poeta bote materia nova. não deixe a ressaca lhe abater...
ResponderExcluirCunha, bota materia nova, rapaz.
ResponderExcluirEssa cahaça que tu tá bebendo tá te deixando muito preguiçoso. Bota matéria nova...
ResponderExcluirCUNHÃO ESSE TUA COÍRA TÁ BRABA HEIN.
ResponderExcluirÉ COÍRA MISTURADA COM RESSACA DE CACHAÇA DA PRAIA GRANDE...
ResponderExcluirCUNHÃO TOMA UM BANHO CHÊROSO A LA MESTRE ANTONIO VIERA, PRA TIRAR DO CORPO ESSA MUFINA, COIRA, RESSACA,SEI LA O QUE DIABOS TU TENS QUE NÃO POSTOU MAS NADA, A CORDA PORRA.
ResponderExcluirJP 60 anos. Cunha foi à festa, bebeu todas, tá de ressaca até agora e com preguiça de botar matéria nova no blog. Porra Cunha, assim não dá...
ResponderExcluirô cachaça braba...
ResponderExcluirCuna Santos sumiu... Tá jogando carteado com Roseana...
ResponderExcluirNão é Cuna é Cunha Santos sumiu. Tá jogando carteado com Roseana
ResponderExcluirCunha, voce está aqui na terra? Se está então bota matéria nova no blog. Deixa de preguiça e para de tomar a cachaça ds Praia GRande, pois ela tá te fazendo mal...
ResponderExcluirdesisto cunhão tô te apagando do meus favoritos, te afoga na tua cachaça ela é mais importante pra ti do que teus seguidores.beba até o cú fazer bico, inté.
ResponderExcluir